sábado, 12 de abril de 2008

Terça e Sus

Dizem que não se pode parar na terça maior quando o acorde é sus7.

Se vc tiver numa harmonia tonal é bom enfatizar a quarta pois nesses tipos de harmonia o melhor é evidênciar o som do acorde.
Porém se estiver num momento ou musical modal então a enfase é o som da escala, então a nota menos desejada passa a ser a mais interessante.

Você pode passar e parar na terça pois o que está em questão não é o som do acorde e sim da escala.


Ao contrario disso, quando vc tiver um acorde de 7 ou 7M, vale a mesma explicação para se tocar a quarta.

O mais importante é a combinação dos sons melódicos e o destino da melodia.


''Uma nota dentro sem efeito é menos importante do que uma nota fora com alma e contexto.''



Ademir Junior

2 comentários:

  1. Olá Ademir! Admiro muito o seu trabalho, sou de Goiânia e estudo saxofone. Gostaria de pedir para que você postasse alguns exercícios e dicas para desenvolvimento de frases.

    Você ainda está tocando aqui em Goiânia no Gloria?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá ademir,aq é o tim de uberlândia,queria q vc me ajudasse em um pensamento do coltrane,é o seguinte:Dm7|Eb7 Ab7M|B7 E7M|C7M|de onde vem esses dois cinco.Se puder me ajudar ,ficarei grato,abraço......

    ResponderExcluir